Setembro de 2024

Juntamente com a equipa de Estatística da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, iniciamos a interpretação estatística dos resultados do ensaio analítico.


Feira da Dieta Mediterrânica

Inserida Feira da Dieta Mediterrânica que ocorreu em Tavira entre os dias 5 a 8 de setembro – o Projeto foi representado pela Bolseira Beatriz Rovisco Pais no Stand do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica.


Julho de 2024

Reunião com o parceiro FCT

Participámos (ESBE e INIAV) numa reunião extraordinária, presencial (Oeiras), com o parceiro FCT.


Junho de 2024

Ao longo do mês de Junho foram realizados vários encontros entre os participantes ESBE e INIAV, Elvas, para tratamento de dados.


Aula Aberta na ESBE

A Bolseira Beatriz Rovisco Pais apresentou, por convite, uma Aula Aberta na ESBE, o do projeto DM4You.


Maio de 2024

Congresso “ICOWEFS – International Conference on Water, Energy, Food and Sustainability”

Participação no congresso “ICOWEFS – International Conference on Water, Energy, Food and Sustainability”, com a apresentação de 1 póster e 2 comunicações orais:

  • Future-proof a Mediterranean soup – Comunicação oral
  • Nutritional composition and bioactive content in various traditional Portuguese vegetable soups – Comunicação oral
  • Soup was an emotional trigger – Poster

A Comunicação Oral ganhou o prémio de Melhor Comunicação Oral efetuada pelo bolseiro do projeto Eduardo Costa-Camilo, no valor de 250 euros. Parabéns, Eduardo!!!

Das 3 apresentações efetuadas 2 deram origem a dois artigos que serão publicados na  ICoWEFS 2024 Sustainability Proceedings na série de livros: Lecture Notes on Multidisciplinary Industrial Engineering.


Festival das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais

O projeto foi representado pela colega da ESBE, Ana Isabel Cordeiro, a convite da organização do Festival das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais.


7º Simpósio de Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável

Participação no “7º Simpósio de Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável”, com a apresentação de 2 pósteres e 1 comunicação oral:

  • Consumo de sopa: uma economia circular – Comunicação oral
  • Dieta mediterrânica: Uma dieta à prova dos desafios do futuro – Poster
  • Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) – Inquéritos nos mercados locais da região Alentejo – Poster

Abril de 2024

A Ciência da Sopa: fazemos juntos

O projeto de sustentabilidade e saúde DM4You, que tem como principal objetivo promover a dieta mediterrânica no aumento da qualidade de vida, foi o tema central para um workshop que decorreu no passado dia 13 de abril, no MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires. A apresentação esteve a cargo de Graça Carvalho, professora na Escola Superior de Biociências de Elvas, e Isabel Duarte, investigadora no INIAV, antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas.


16ª EXPO FCT

No passado dia 10 de abril realizou-se a 16ª EXPO FCT. Estando inscritos 5435 alunos e dezenas de professores, representando mais de 75 escolas de vários distritos do país. Desta forma, alguns membros da equipa do DM4You (Carla Pinheiro, Rita Sobral, João Almeida e Eduardo Costa-Camilo) estiveram presentes de forma a divulgar a investigação que se faz nesta instituição através de várias atividades dinâmicas.


Novembro de 2023

9th International Conference on Food Chemistry and Technology

https://foodchemconference.com

Entre os dias 27 e 29 de Novembro ocorreu em Paris, a 9th International Conference on Food Chemistry and Technology. Foi apresentado oralmente, pela coordenadora do projeto, o trabalho com o título: “Assessment of the Influence of the Mediterranean Diet in Human Life Quality Above 40s”


Aulas no âmbito da disciplina de “Bioativos derivados de plantas: produção, propriedades e aplicação biotecnológica” da Universidade Federal do Espírito Santo.

No âmbito da parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil – estabelecida através da Universidade Nova de Lisboa pela nossa colega e parceira Carla Pinheiro foram lecionadas duas aulas nos passados dias 13 de novembro e 8 de dezembro no âmbito da disciplina de “Bioativos derivados de plantas: produção, propriedades e aplicação biotecnológica” da Universidade Federal do Espírito Santo. “. A primeira foi intitulada “Dieta Mediterrânea como promotora de saúde e longevidade” e foi lecionada pelo estudante de mestrado Eduardo Costa-Camilo. No dia 8 de dezembro, a professora Carla Pinheiro lecionou uma aula intitulada “Leguminosas: ingredientes essenciais na Dieta Mediterrânica”. 


Setembro de 2023

2º Congresso da Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica | 2ª Conferência Internacional sobre Dieta e Gastronomia Mediterrânicas

https://www.mediterraneanconference2023.com/

Aconteceu a 2ª Conferência Internacional sobre Dieta e Gastronomia Mediterrânicas e ainda o 2º Congresso da Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, com o tema A Multidisciplinaridade à Mesa.

Uma oportunidade para comprovar a abrangência do tema que foi abordado sobre diferentes aspetos: Painel Património e Cultura; Painel Saúde; Painel Coesão do Território e Painel Gastronomia

O Instituto Politécnico de Portalegre faz parte da Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, desde 2021.


Parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

Parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil – estabelecida através da Universidade Nova de Lisboa pela nossa colega e parceira Carla Pinheiro.

Sessão de trabalho com a equipa da professora Diolina Moura Silva. Veio acompanhada dos investigadores doutorados Mariela Mattos da Silva, Sabrina Garcia Broetto e Natã Carlos Lira Madeira e da aluna do programa doutoral Patricia Bourguignon Soares.


Apresentação do projeto pela coordenadora no Seminário Inovação e Dieta Mediterrânica

Apresentação do projeto pela coordenadora no Seminário Inovação e Dieta Mediterrânica, integrado nas Comemorações do 10ª aniversário da Dieta Mediterrânica como Património Imaterial da UNESCO, com o apoio da CCDR e dinamizado pela Câmara Municipal de Tavira, Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica.